No dia 1 de fevereiro de 2021 ocorrerá a eleição para as presidências da Câmara e Senado Federal, e neste pleito, apenas os membros de cada casa votam para escolher a pessoa que passará os próximos dois anos comandando o ritmo e a direção do que será votado (e infelizmente, até aprovado ou rejeitado) pelos poderes legislativos federais.
Não precisa explicar e nem exemplificar que os atuais presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM) e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), pouco fizeram para ajudar na recondução do Brasil ao caminho da prosperidade e de uma nova postura política, desejo político de mais de 57 milhões de brasileiros.
Lista dos Parlamentares do Estado do Maranhão |
No entanto, a angustia nessa história toda fica por parte daqueles eleitores, a esmagadora maioria dos nossos leitores, que não votaram em nenhum dos deputados e senadores eleitos.
O sistema político vigente no Brasil é o proporcional, em que os partidos ou coligações mais votados receberão na divisão, um número maior de cadeiras. E isso causa um efeito difuso de representatividade e no senso de responsabilidade política do eleitor. Ao passo que alguém que votou em um "não-eleito" pode se sentir não responsável por atos ou na hora de cobrar, sentir-se sem direção ou representação.
Nenhum comentário: