É, sou de Extrema Direita!

Em toda roda de conversa, seja presencial ou pelo Whatsapp, o assunto "política" é uma constante Brasil a dentro. E nesta pauta, as classificações pontuais Direita e Esquerda estão sempre persistente. No entanto, essa classificação além de modificar-se ao longo dos anos, e é cada vez mais complexa de ser feita. Mais difícil ainda é uma avaliação no cenário político brasileiro.

Foto: https://cineesofia.com
Para simplificar esta análise, qualifiquemos: Na Direita, aqueles que são fieis aos costumes, as tradições e os que idealizam um Estado austero e menos interventor, principalmente no campo econômico; Na Esquerda, os que creem em um Estado pivô do avanço social e econômico por meio da sua ramificação em todas as áreas da sociedade, auxiliando e intervindo nos costumes e na economia para moldar um novo corpo social baseado na coletividade dos seus membros.

Resguardadas as proporções de atuação, não é difícil constatar que o Brasil nunca teve um governo, nem mesmo representação política de Direita pelo menos nas últimas três décadas. Desta forma, o que sempre se montaram, foram agrupamentos ideológicos de Esquerda, que uns mais e outros menos, conduziram suas propostas em estratégias mais ou menos radicais.

Munidos de um discurso "doce" mas "venenoso", criou-se a ideia de que partidos como PT, PCdoB, PSOL... são de Esquerda, e outros como PSDB, DEM, PMDB... são de Direita. Isso demonstra como o Brasil está tão mergulhado em ideologias social-democratas, ao ponto da discordância entre estas ideias e também a própria população brasileira, enxergar as alas "menos à esquerda" como sendo A Direita.

Por isso, quando novas ideias, conservadoras e liberais, legitimamente "à direita", surgem com força e ameaçam romper o modelo vigente, é natural que estes sejam classificados a um ponto muito mais distante "à direita", do que o que estão habituados a lidar. Dai surgem as mais diversas classificações, como "Extrema Direita", "Ultra Direita" e "Hiper Direita". Desta forma, se você é um brasileiro de Direita, ao ser assim classificado, não necessariamente você é libertário ou até anarquista, mas só, de Direita.
É, sou de Extrema Direita! É, sou de Extrema Direita! Revisado por em 13:50 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.